Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Automóveis

Mazda Motor de Portugal comemora 25 anos

638visualizações

A Mazda Motor de Portugal foi fundada a 8 de Fevereiro de 1995, tornando-se na 2ª Companhia Nacional de Vendas da Mazda Motor Corporation na Europa. Conta hoje com duas dezenas e meia de representantes, entre Concessionários e Reparadores Autorizados, sendo que 4 deles se mantêm desde o início da sua actividade.

A Mazda Motor de Portugal comemora o seu 25º ano de actividade como Companhia Nacional de Vendas (CNV) oficial da Mazda Motor Corporation, no nosso país, entidade que, por seu turno, está igualmente em época de celebrações, fruto do seu primeiro Centenário, festejado em todo o mundo a 30 de Janeiro último.

Herdeira, a partir deste mesmo dia do ano de 1995, do anterior importador – a empresa Sociedade Comercial Tasso de Sousa, SA – a Mazda Motor de Portugal está registada sob a forma jurídica de Sociedade por Quotas, tendo um capital social de € 1.995.192.

“É com um indisfarçável orgulho que comemoramos hoje o nosso 25º aniversário, uma data que, para além de emblemática, ocorre em simultâneo com os festejos dos 100 Anos da Mazda Motor Corporation, representando todo um conjunto de alicerces que nos permitem olhar para o futuro com esperança e enormes expectativas”, referiu Luís Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal. “São 25 anos em que a Mazda em Portugal tem sabido adaptar-se às diferentes realidades e especificidades inerentes ao nosso mercado, nomeadamente em termos fiscais, acompanhando os seus diferentes ciclos de evoluções, decorrentes de variados factores internos e externos ao sector, ao mercado e, em última instância, ao próprio país.”

Uma rede sólida e cada vez mais homogénea

Em termos de representação em Portugal, continental e regiões autónomas, a Mazda Motor de Portugal conta, presentemente, com uma Rede de Concessionários composta por duas dezenas e meia de entidades que asseguram, também, o serviço de após-venda, estrutura bastante homogénea e de semelhantes serviços prestados.

Numa área de negócio tão dinâmica destaca-se o facto de 4 das actuais entidades manterem a representação Mazda desde a fundação da actual companhia nacional de vendas, transitando do anterior importador: Santos da Cunha 2 (data de início de actividade em 1973, a Nipauto (1983), a M Coutinho Porto (1984, anterior Parauto) e a Santogal (1994, anterior Portelcar). No extremo oposto, as entidades mais recentes são a açoriana Loureiro Almeida & Filhos (2018) e a Litocar H (2016). Ao longo destes 25 anos, o diferente conjunto de entidades tem representado a Mazda no mercado português, contribuindo para a comercialização dos diferentes volumes e quotas de mercado registadas.

2008: O ano de todos os recordes

2008 foi o ano de todos os recordes para a Mazda Motor Portugal, período em que a marca oriunda de Hiroshima matriculou 5.155 unidades, volume que lhe garantiu uma significativa quota de mercado de 2 por cento. Mais recentemente e a título de registo, entre 2017 e 2019 a Mazda comercializou 2.766, 2.474 e 3.072 unidades, respectivamente, sendo que a variação neste último caso é positiva e de uns expressivos 24,17%, atribuindo-se uma quota de mercado de 1,39 por cento.

Para tal têm contribuído os automóveis que fazem parte das suas duas últimas gerações, dos mais recentes Mazda3 (HB e CS) e SUV Mazda CX-30, aos anteriores SUV Mazda CX-3 e CX-5, Mazda2, Mazda6 (berlina e wagon) e o roadster Mazda MX-5 (ST e RF). Neste particular destaquem-se outras viaturas complementares que, ao longo deste quarto de século, fizeram parte dos diferentes catálogos Mazda, como sejam as icónicas pick-ups Mazda BT-50 e B2500, o desportivo RX-8 de motor rotativo Wankel, passando pelo citadino 121, pelas berlinas 323 e 626 e pelos monovolumes Mazda5 e MPV, complementando-se o leque com as gerações originais e/ou sucessores da maioria das propostas actualmente em comercialização.

Deixe uma resposta